CS:GO: veja ranking de mapas mais jogados em campeonatos até 2020

Counter-Strike:Global Offensive (CS:GO) teve seu lançamento em 2012 e, desde então, já promoveu milhares de torneios. O portal HLTV reúne estatísticas e rankings dos pro players, times e campeonatos. Entre os dados está a quantidade de vezes que cada mapa foi jogado em competições oficiais, desde os torneios online até os Majors. A seguir, com base nos dados fornecidos pela HLTV, confira quais são os mapas favoritos dos jogadores profissionais. Os dados consideram as partidas oficiais realizadas até abril de 2020.

Veja os mapas mais jogados no competitivo de CS:GO — Foto: Divulgação/Counter-Strike
Veja os mapas mais jogados no competitivo de CS:GO — Foto: Divulgação/Counter-Strike

Veja os mapas mais jogados no competitivo de CS:GO — Foto: Divulgação/Counter-Strike

É importante lembrar que a Valve realiza mudanças na rotação de mapas disponíveis no competitivo. Essa alternância busca tornar os campeonatos e metagame mais dinâmicos. Por exemplo, em 2014 foram adicionados três mapas ao mesmo tempo: CacheCobblestone e Overpass. Por sinal, a partir desse período a desenvolvedora manteve sete mapas no competitivo do game. Outro destaque foi a saída de Cobblestone para o retorno da Dust2 em abril de 2018, além da substituição de Cache por Vertigo em março de 2019.

Por conta dessas mudanças, alguns mapas podem ter ficado para trás em relação às estatísticas. Outros cenários também podem não ter tantos confrontos oficiais em seu histórico por conta de adições recentes, ou por terem permanecido por pouco tempo na rotação competitiva. Certos mapas que deixaram a rotação também se destacam por ainda terem uma certa popularidade em relação a outros na lista. Na tabela abaixo, confira quais são os mapas mais jogados profissionalmente no CS:GO, de 2012 até abril de 2020:

Mapas jogados no CS:GO (de 2012 até abril de 2020)

MapaNúmero de vezes que foi jogado
Mirage15.910 mil
Inferno12.966 mil
Train9.860 mil
Cache8.945 mil
Overpass8.590 mil
Dust28.385 mil
Nuke6.508 mil
Cobblestone5.794 mil
Vertigo858
Season47
Tuscan1

Fonte: HLTV

Como é possível ver na tabela, a Mirage é o mapa favorito entre os jogadores profissionais de CS:GO. Originalmente, Mirage foi desenvolvida em 2004 por Michael “BubkeZ” Hull sob o nome de de_cpl_strike, e seu lançamento no Counter-Strike 1.6 ocorreu em 2010, sendo um grande sucesso entre os jogadores. Por conta disso, a Valve o lançou também para o CS:GO, fazendo apenas algumas mudanças gráficas, mas mantendo suas qualidades. Mirage é considerado um mapa com várias formas de se jogar, tanto no lado CT, como no lado TR, está entre os mapas mais equilibrados. Suas qualidades a colocam no topo da tabela, e distante da segunda colocada Inferno.

Na Mirage, também se encontra o famoso grafitte de coldzera — Foto: Reprodução/Julio Puiati
Na Mirage, também se encontra o famoso grafitte de coldzera — Foto: Reprodução/Julio Puiati

Na Mirage, também se encontra o famoso grafitte de coldzera.

Com exceção dos mapas Tuscan e Season, que apareceram no começo do competitivo e em poucas oportunidades, a Vertigo se destaca na parte de baixo da tabela por ter sido a adição mais recente à rotação de mapas. Sua entrada se deu após algumas atualizações no mapa e, claro, a saída da Cache, que mesmo estando a mais de um ano fora da rotação, segue como um dos mapas mais populares do CS:GO com suas mais de 8,9 mil partidas jogadas.

Write a Comment