Google Lens ganha função para ver pronúncia e definição de texto escrito

Google Lens ganhou, nesta quinta-feira (7), funções para copiar texto escrito em papel diretamente para o computador, aprender a pronúncia de palavras estrangeiras e pesquisar definições de termos em livros físicos. O aplicativo do Google para celulares Android e iPhone (iOS) tem como objetivo facilitar o trabalho e estudo pela câmera do smartphone, e os novos recursos podem otimizar os afazeres dos usuários durante a quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus. As ferramentas estão disponíveis na atualização mais recente do app na App Store e Google Play Store.

Novos recursos do Google Lens podem otimizar o trabalho dentro de casa durante a quarentena — Foto: Emanuel Reis/TechTudo

Novos recursos do Google Lens podem otimizar o trabalho dentro de casa durante a quarentena

O Google Lens ganhou o botão “Ouvir” para escutar o texto selecionado em voz alta. A ferramenta pode ser usada para aprender a pronúncia de palavras ou de frases complexas em um idioma estrangeiro. Vale lembrar que o Lens tem vínculo com o Google Tradutor e pode traduzir para inglês, francês, alemão, espanhol e outros mais de cem idiomas.

A integração entre o Lens e o Tradutor podem facilitar os afazeres dos usuários Google — Foto: Divulgação/Google Lens

A integração entre o Lens e o Tradutor podem facilitar os afazeres dos usuários Google — Foto: Divulgação/Google Lens

O Google Lens permite acessar a busca do Google de maneira prática para encontrar definições de palavras e frases de difícil compreensão em textos físicos, como em livros ou jornais, por exemplo. Basta tocar no trecho desejado e deslizar a tela para cima para acessar automaticamente a pesquisa sem fechar o aplicativo.

Pesquisas são otimizadas com o uso do Google Lens — Foto: Divulgação/Google Lens

O Google Lens agora reconhece palavras escritas à mão e permite copiar o texto, para colá-lo no computador. Basta selecionar a parte do texto e tocar sobre a opção “copiar no computador” no menu inferior.

A ferramenta está disponível para smartphones conectados ao Chrome. É importante ressaltar que a escrita cursiva deve ser legível. Além disso, esse recurso requer a versão atualizada do Chrome e a conexão de ambos os dispositivos na mesma conta Google.

Write a Comment