iPhone deve ganhar câmera periscópica em 2022, diz analista

iPhone pode ganhar câmera periscópica a partir de 2022. A tecnologia usada em rivais como o Galaxy S20 Ultra promete aproximar a imagem sem perda significativa de qualidade. As informações são do analista Ming-Chi Kuo, conhecido por acertar previsões sobre produtos da Apple. Kuo prevê que a Semco, fabricante sul-coreana de lentes, deve entrar para a cadeia de fornecimento da empresa da maçã ainda este ano e será responsável pelo abastecimento do módulo.

A Apple tem patentes registradas referentes a câmeras periscópicas desde 2016, mas o componente nunca chegou a ser usado nos telefones da companhia.

iPhones podem ter câmera periscópica a partir de 2022 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

iPhones podem ter câmera periscópica a partir de 2022 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

A lente periscópica é acoplada à câmera teleobjetiva e é composta por prismas e espelhos que combinados conseguem aumentar de forma efetiva a distância focal de um conjunto de lentes. No telefone da Samsung, por exemplo, ela funciona pela combinação de zoom ótico com zoom digital e que permite aproximação de até 100 vezes.

A Apple já estaria trabalhando para melhorar o sistema de zoom dos celulares da companhia. O iPhone 12 Pro deve vir com zoom ótico de 3x e zoom híbrido de 30x, um salto em relação ao zoom ótico de 2x e zoom digital de 10x da linha iPhone 11.

A Semco deverá ser responsável por mais da metade do fornecimento de lentes periscópicas para a Apple. A Largan, Alps e Minebea também deverão prover partes do mecanismo. Comprar peças de diferentes empresas é uma estratégia usada pela Apple para aumentar a concorrência e reduzir custos.

Para este ano, a Apple deve usar tecnologia da Semco para melhorar o foco automático no iPhone 12. De acordo com o relatório de Kuo, a Sunny Optical, fornecedora de lentes da China, também deverá entrar para a cadeia de abastecimento da fabricante, sendo responsável pelo envio em massa de câmeras para iPads em 2021.

Write a Comment