Samsung quer celulares com câmera de 600 megapixels

Samsung estaria se preparando para lançar no futuro uma câmera de celular capaz de fazer fotos com enormes 600 megapixels. Informações de bastidores indicam que a gigante sul-coreana poderia lançar um sensor com resolução quase seis vezes maior do que a de 108 MP oferecida em telefones mais avançados como como o Galaxy S20 Ultra e o Galaxy Note 20 Ultra.

Os rumores foram divulgados pelo Ice Universe, perfil chinês do Twitter conhecido por trazer furos da indústria de smartphones. Ele teria tido acesso a um slide de marketing com as possibilidades e desafios para as câmeras da Samsung. A empresa não confirmou as especulações.

Na prática, a tecnologia resultaria na captura de vídeos em 4K e 8K, assim como na melhoria na qualidade das imagens fotografadas. Além disso, também poderia ser utilizada em drones, satélites e até na área médica. Apesar de nenhuma das informações terem sido confirmadas pela fabricante, esta não foi a primeira vez que surgem rumores deste tipo.

Em setembro, o diretor de marketing de sensores da Samsung Semiconductor, Jinhyun Kwon, revelou em entrevista que a meta final da indústria seria lançar um sensor de 500 MP, a resolução aproximada do olho humano. Algo semelhante também já havia sido mencionado por Yongin Park, vice-presidente executivo de negócios de sensores da empresa.

A câmera traseira do Galaxy Note 20 Ultra é uma das mais avançadas do mercado, com 108 MP — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Os rumores divulgados apontam que o desenvolvimento do sensor de 600 MP já foi colocado em prática. Porém, parece enfrentar desafios antes que possa ser lançado ao mercado. O principal deles é o tamanho e a espessura exigidos para o funcionamento da tecnologia, que não parecem ser viáveis nos smartphones atuais.

Os vazamentos indicam que o protótipo da câmera inclui sensor com pixels de 0,8 micrômetro e tamanho de 1 / 0,57 polegada. Com isso, o módulo de fotografia deveria ocupar cerca de 12% da superfície traseira do telefone, além de resultar em uma protuberância de 22 mm, quase três vezes mais grossa que a do Galaxy S20. Para solucionar a questão, seriam necessários pixels ainda menores para manter o relevo e área da câmera dentro da praticidade.

Sensor seria quase três vezes mais grosso que o do Galaxy S20 — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Por conta das dificuldades, o lançamento da tecnologia ainda deve demorar para chegar ao público. A expectativa é que a vindoura linha Galaxy S21 ainda apresente sensor principal de 108 MP como os antecessores.

Write a Comment