Videoconferência: teste mostra consumo de dados móveis nos aplicativos

Hangouts foi o aplicativo com maior gasto. FaceTime ganhou medalha de ouro de menor consumo.

Os aplicativos de videoconferência se popularizaram por conta da pandemia do novo coronavírus. Os apps são uma alternativa para reuniões de trabalho, estudo, ou apenas para manter o contato entre familiares e amigos. Pensando nisso, o portal Xataka realizou um estudo com o SkypeHangoutsWhatsAppFaceTimeGoogle DuoInstagramFacebook Messenger e Houseparty com o objetivo de testar a eficiência de cada um deles baseada no consumo de dados móveis.

Os testes foram realizados com dois iPhones 11 Pro para que as câmeras de ambos os celulares participando das chamadas apresentassem as mesmas especificações. Foi constatado que quanto melhor a qualidade da imagem oferecida, maior o gasto.

Teste mostra diferença no consumo de dados entre aplicativos de videoconferência  — Foto: Reprodução/Xataka
Teste mostra diferença no consumo de dados entre aplicativos de videoconferência  — Foto: Reprodução/Xataka

Teste mostra diferença no consumo de dados entre aplicativos de videoconferência — Foto: Reprodução/Xataka

O monitoramento foi feito a partir de ligações de vídeo de 10 minutos de duração entre duas pessoas realizadas em cada um dos aplicativos. Tendo por base o consumo de dados durante esse período e assumindo que este seja constante e linear, foram calculados qual seria o consumo para uma hora de ligação e quantos minutos de chamada podem ser feitos para cada GB.

De longe, o Hangouts foi o aplicativo com maior gasto. Nos 10 minutos de videochamada foram usados 517 MB, o equivalente a mais de 3 GB por hora, um número capaz de esvaziar um pacote de dados razoável. Depois dele, outro aplicativo do Google aparece: em segundo lugar está o Google Duo, consumindo pouco mais da metade, com 271 MB.

O terceiro maior consumidor de megabytes de internet móvel foi o Instagram, com 195 MB, seguido do Houseparty, com 103 MB. Este último, de acordo com o teste, oferece uma qualidade de imagem muito próxima ao Hangouts com um gasto significativamente mais baixo.

Os demais aplicativos não chegaram a 100 MB gastos em 10 minutos. O FaceTime, aplicativo da Apple, foi o campeão de menor consumo. Foram 31,6 MB, o equivalente a 316 minutos de chamada por GB. No entanto, o app foi também o que ofereceu a pior qualidade de imagem.

Write a Comment